Um tema que deixa muitos pais com dúvidas é o uso do desodorante em crianças. Será que existe uma idade certa para que elas possam usar o produto? E quais os cuidados em relação à formulação? Existem alguns sinais que indicam que está na hora do seu filho usar desodorante?

Se você compartilha dessas (e de outras) dúvidas, é só continuar a leitura deste conteúdo e entender melhor sobre o tema!

A partir de qual idade as crianças podem usar desodorante?

Os desodorantes podem ser usados nas crianças a partir dos 8 anos de idade, quando elas começam a entrar na puberdade e passam a ter mais problemas com o suor e os odores.

Mas, atenção, porque é fundamental escolher um produto que seja próprio para os pequenos. Os desodorantes de adultos não devem ser usados nas crianças, já que esses produtos contêm muitas substâncias e álcool, que podem irritar a pele sensível da criança e até causar alergias.

Quais são os sinais de que a criança precisa usar desodorante?

O principal sinal de que o momento de usar desodorante infantil chegou é o mau cheiro. Em alguns casos, contudo, a criança poderá suar excessivamente, ainda que não apresente um odor desagradável.

Causas

Na maioria das vezes, o cheiro desagradável e o excesso de suor começam a aparecer na puberdade, ou seja, entre os 8 e os 12 anos. Nessa fase, as crianças estão passando por importantes alterações hormonais e os pelos estão começando a aparecer nas axilas, virilhas e outras regiões.

Além disso, também é uma época em que os mais novos começam a produzir um suor um pouco mais gorduroso. Ele não tem odor, porém, quando entra em contato com as bactérias da pele, ele é quebrado em pequenas substâncias ácidas que apresentam odor mais forte.

Quais os cuidados na hora da escolha do desodorante infantil?

Primeiro, é importante diferenciarmos os desodorantes dos antiperspirantes ou antitranspirantes. Os primeiros servem apenas para eliminar o odor por meio do efeito bactericida. Eles não agem na quantidade de suor produzida. Contam com substâncias antissépticas como triclosan ou álcool e possuem fragrâncias que ajudam a mascarar o odor.

Já os antitranspirantes ou antiperspirantes bloqueiam os poros, reduzindo temporariamente a quantidade de suor eliminada. Normalmente são compostos à base de alumínio. Quanto maior a concentração de alumínio, mais eficaz eles são, porém, também é maior as chances de causar irritações na pele. Muitos antitranspirantes também têm ação desodorante.

Nos pequenos, a recomendação é pelo uso do desodorante infantil, que não obstrui os poros e não conta com alumínio, que pode irritar a pele e causar alergias. Além disso, procure pelos produtos sem álcool.

Os antitranspirantes só são recomendados para as crianças maiores de 12 anos, assim como os produtos em aerossol.

Outra dica é ficar de olho na formulação do produto, evitando aqueles que contêm sais de alumínio e parabenos e preferindo os com ingredientes e ativos naturais e que sejam hipoalergênicos.

Mau cheiro antes da puberdade, o que pode ser?

Seu filho tem menos de 8 anos e você está notando um odor desagradável? Nesse caso, a recomendação é procurar um pediatra. Isso porque, antes dessa idade, as glândulas de suor não estão totalmente desenvolvidas e é muito difícil que a criança tenha o famoso cheirinho de “cecê”.

Existem outros motivos que podem levar ao problema antes da puberdade (e que merecem investigação médica), como:

  • alimentação rica em alho e cebola;
  • as crianças diabéticas costumam apresentar um odor mais acentuado e adocicado;
  • suor em excesso produzido pelas glândulas sudoríparas – é o que chamamos de hiperidrose;
  • puberdade precoce, com alterações hormonais acontecendo antes do previsto.

Antes dos 8 anos, o ideal é buscar por outras medidas, como o uso de sabonete bactericida, preferir roupas com tecidos mais leves e naturais e manter uma alimentação equilibrada.

E, claro, sempre que notar algo diferente, leve seu filho ao pediatra, que é o mais indicado para lhe dar orientações precisas.

Agora você já sabe tudo sobre desodorante infantil? Compartilhe nossas dicas nas suas redes sociais!

Recommended Posts